Ásana - O Trono Sagrado do corpo, da mente e do espírito

O que é o ásana na visão contemporânea? (Parte 1)


Ásana é um conceito proveniente da língua sânscrita e, ao mesmo tempo, um tipo de técnica utilizada na prática do Yoga. Possui várias interpretações diferentes, dependendo do contexto ao qual o termo é associado.


É comum nas escolas modernas de Yoga observar o termo ásana como uma forma de exercício físico ou técnica corporal que promove o correto gerenciamento da saúde. Esta observação está correta dentro daquilo que se entende como prática contemporânea de Yoga, afinal, a prática do ásana é, sem dúvida nenhuma, um revigorante tônus para a saúde. Contudo, a prática do ásana é muito mais profunda, conceitualmente, e repleta de riquezas culturais, míticas e, certamente, vai além dos aspectos funcionais - no sentido de aprimorar a saúde do praticante.


Mas fora do contexto do Yoga, observando o termo ásana apenas como uma simples palavra, sem interpretações filosóficas ou conceituais, a tradução literal do termo, que pertence ao idioma sânscrito, sugere simplesmente assento, como o assento de uma cadeira, de uma almofada, de um banco para acomodar o indivíduo. É, basicamente, um objeto para se sentar.


Já na visão do Yoga moderno, que é o que praticamos hoje em dia na maior parte das escolas yogis, ásana é, além do assento do Eu ou do espírito, o posicionamento ou ajuste corporal em favor do correto gerenciamento dos aspectos funcionais do organismo humano, estruturado, essencialmente, por uma construção mental que integra uma série de características subjetivas e físicas. Ou seja, ásana é áquilo que promove, de forma firme e confortável, a integridade do Ser através da potencialização das faculdades físicas e mentais do praticante. É a prática do aprimoramento e da afinidade do corpo, da mente e do espírito. Utilizando-se dos ásanas como ferramentas para incrementar a saúde e despertar os poderes psico-físicos já existentes na condição humana, mas que sem treinamento adequado permanecem inativos ou com pouca relevância no gerenciamento da vida.


Trazendo essa leitura para a prática moderna dos ásanas, acredito, é produzir física, mental e espiritualmente, uma vez em ásana, a mesma sensação de estabilidade e conforto que produzimos ao se sentar numa cadeira para descansar depois de um dia intenso de atividades - e como isto é confortante não é mesmo? Para que, uma vez assentado em sua mente e cor